Projecto de Comunicação Internacional com Gestos Universais.

 

A ideia básica deste projecto é a de fomentar o conhecimento e a utilização  dos gestos universais para uma melhor comunicação entre os povos de diferentes países.

Os gestos universais YoGoTe foram desenvolvidos a partir da colecção de gestos internacionais publicados pela Federação Mundial de Surdos com o nome de Gestuno. As pessoas ouvintes podem usar também estes gestos ao mesmo tempo que falam na sua língua ou numa língua estrangeira. Os gestos, pelo seu carácter universal, permitem que a mensagem seja compreendida por pessoas de línguas diferentes.

A página web da Internet www.yogote.net  contém toda a informação sobre o dito projecto em 5 línguas (Inglês, Espanhol, Português, Francês e Alemão), um dicionário audiovisual dos gestos utilizados e, ainda, de uma colecção de vídeos que resumem as experiências realizadas até ao momento com todos os níveis educativos e em diversos países.

Agora mesmo, o projecto está a ser posto em prática em escolas associadas da UNESCO de vários países da Europa, África e América. O Parlamento Latino-americano (Parlatino) está a tomar em consideração este projecto na sua Comissão de Educação, a qual tem emitido várias resoluções de apoio ao mesmo (ver Anexo).

 

Apresentamos à consideração da Comissão de Educação e Cultura do Parlamento Europeu as seguintes propostas de carácter didáctico e cultural com os seguintes objectivos:

- Analisar o interesse educativo deste projecto (e, se assim entender, contemplar a hipótese de emitir uma resolução em favor do mesmo), especialmente para as seguintes áreas: Educação em Valores e Direitos Humanos (pelo seu carácter respeitoso para com todas as línguas e culturas),  Multilinguismo e Comunicação Internacional (pelo facto de a linguagem gestual não substituir a fala, mas sim complementá-la), Expressão Plástica e Audiovisual (pela grande expressividade e carga afectiva dos gestos empregados), Integração de pessoas deficientes (pois as pessoas surdas comunicam-se habitualmente mediante línguas gestuais).

- Recomendar  aos organismos com competências em matéria educativa que considerem a incorporação dos gestos universais nas actividades escolares, especialmente naquelas relacionadas com as áreas anteriormente indicadas.

- Propor às instituições de todo tipo, dedicadas à promoção do multilinguismo na Europa, a elaboração de forma experimental, de uma metodologia comum para a introdução dos gestos universais como material didáctico em qualquer uma das línguas europeias.

- Difundir entre as associações educativas ou sócio-pedagógicas europeias a existência deste projecto, promovendo a sua participação no mesmo na forma que considerarem oportuna. Para isso, seria fundamental iniciar uma página Web dedicada especificamente a esta finalidade.

- Estudar a possibilidade de colaborar com a Rede de Escolas Associadas da UNESCO no estabelecimento dum projecto específico para o âmbito europeu, cujas linhas mestras se  expõem a seguir.


 

Antologia Poética Europeia para a Educação em Valores

 

Objectivo: Organização de uma antologia de poemas (ou canções) que mostre a toda a  Europa (e posteriormente ao mundo, numa Antologia Mundial) a comunidade de valores humanos desenvolvida ao longo da história dentro da grande variedade de línguas e culturas existentes no Continente Europeu. Os textos estarão nas suas versões originais, acompanhados dos gestos universais correspondentes às ideias principais, com o fim de os tornar mais claros.

Estos textos serão apresentados por alunos das escolas participantes num formato de grande plasticidade audiovisual devido à realização dos gestos.

 

Participantes: Escolas Associadas da UNESCO de todos os países da Europa (e eventualmente de países  vizinhos).

Níveis: 1 Escola de Ensino Básico e 1 Escola Secundária por cada país ou comunidade com língua própria

Professorado: Voluntário (nas Escolas de Educação Secundária, preferivelmente docentes de língua).

 

Fases:

- Informação aos Coordenadores da Rede SEA-UNESCO de todos os países implicados, juntamente com uma convocatória para participarem no projecto, informarem as escolas e seleccionarem os participantes. 

- Encontro do Professorado participante (numa cidade da Europa central: Paris, Bruxelas, Estrasburgo, por exemplo), para estabelecer as actividades e prazos. 40 pessoas, durante 3 dias. 

 

- Realização da Antologia, apresentação em vídeo e Encontro de Alunos de todos os países participantes. Propõe-se financiar estas actividades de carácter escolar mediante um projecto Sócrates específico, se possível contando com o apoio e acompanhamento pela Comissão de Educação do Parlamento Europeu.

Especificação:

- Material para edição de um vídeo por cada escola num formato comum. Isto permitirá realizar uma Antologia Poética de carácter audiovisual e multimédia com os contributos das diferentes escolas num formato estandardizado.

- Abertura e manutenção dum portal educativo comum que permita trocar os materiais que forem sendo realizados e as ideias que forem surgindo.

- Encontro/Exibição (80 alunos, 40 professores, durante 5 dias). Este Encontro será em si mesmo uma oportunidade de comprovar as competências comunicativas desenvolvidas pelos alunos dos diferentes países de toda a Europa, e de analisar as vantagens que oferecem os gestos universais quando se  enfrentam situações de coexistência das diversas línguas europeias. Estas situações são cada vez mais frequentes dada a rapidez do processo de integração desenvolvido neste Continente. A Exibição permitirá constatar ao vivo a expressividade plástica, coreográfica e audiovisual dos textos poéticos acompanhados por gestos universais realizados por alunos de todos os países europeus, num clima de convivência harmónica.