ANOTAÇãO DE TEXTOS

     Consiste em explicar as ideias principais dum texto escrito na nossa língua a pessonas doutros países. Para isso,  incorporam-se por cima das palavras os gestos universais, escrevendo os seus signogramas.

    Pode-se olhar aqui vários exemplos de textos anotados, e também lições de línguas extrangeiras.

  Pode-se fazer de maneira automática num programa de texto, para isso devemos ter instaladas no nosso computador as Fontes de Caracteres.

    Para anotar um texto, primero devemos escrever o texto num programa processador de textos com o tamanho de letra que dessejarmos, e depois introducir linhas adicionais por cima de cada uma das linhas do texto. Despraçando o cursor até à posição duma palavra cujo gesto quizermos escrever, procuramos então o gesto no Dicionário Português-Gestuno (se não o tivermos em papel, podemos baixalo para o imprimir, ou então fazer uma consulta no dicionário directamente on-line aquí). Se não acharmos a palavra dessejada, devemos procurar outras com significação semelhante.

    Uma vez localizado o gesto, devemos procurar novamente a forma dele numa das 3 Táboas com as Fontes de Caracteres para gestos universais (se não tivermos as táboas, podemos descargar umas aqui).

    Na opção "Insertar/Simbolo" da barra de ferramentas do programa de texto, seleccionamos a Fonte (YoGoTe 1, 2 ou 3) e procuramos o signo comparando com a táboa do papel. Situamos a frecha por cima do signo, e prememos em "Insertar". Continuamos do mesmo jeito com os restantes gestos.

 

--------------------------------------------------------------

YoGoTe      -      INTRODUÇÃO      -      PLANO da Web   -     NOVIDADES      -      DICIONÁRIOS       -     EXPERIÊNCIAS

TEXTOS com gestos      -      UTILIDADES     -        DEBATE     -       CONTACTO      -           COLABORAÇÃO